Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Guerrilha do Ato Dramático Caririense



Programação
PEÇAS PARA CRIANÇAS:

09/11 (segunda-feira), 19:30h: “ANIMARTISTAS”, adaptação de Flávio Rocha do conto Os Músicos de Bremen, com a Cia. Teatral Anjos da Alegria, direção de Flávio Rocha.
10/11 (terça-feira), 19:30h: “O MÁGICO DE OZ”, de Victor Fleming, com a Cia. Teatral Anjos da Alegria, direção de Flávio Rocha.

11/11 (quarta-feira), 19:30h: “PATATIVA E SALOMÃO”, de Emannuel Nogueira, com a Cia. Livremente de Teatro, direção de Jean Nogueira.

12/11 (quinta-feira), 19:30h: “MARIA ROUPA DE PALHA”, teatro de bonecos, de Lourdes Ramalho, com o Grupo de Teatro da Associação dos Artistas e Amigos da Arte – AMAR, direção de Stênio Diniz.


PEÇAS PARA JOVENS E ADULTOS DE TODAS AS IDADES:

13/11 (sexta-feira), 19:30h: “FOGO FÁTUO”, de Lourdes Ramalho, com a Cia. Teatral Anjos da Alegria, direção de Flávio Rocha.

14/11 (sábado), 19:30h: “O PECADO DE CLARA MENINA”, de Cacá Araújo, com a Cia. Cearense de Teatro Brincante e Grupo Cênico do Crato, direção de Cacá Araújo.

15/11 (domingo), 19:30h: "A COMÉDIA DA MALDIÇÃO”, de Cacá Araújo, com a Cia. Cearense de Teatro Brincante e Grupo Cênico da SCAC, direção de Cacá Araújo.

16/11 (segunda-feira), 19:30h: “DESMISTIFICANDO TABUS”, de Joylson John Kandahar, com a Cia. Mandacaru de Arte e Eventos, direção de Joylson John Kandahar.

17/11 (terça-feira), 19:30h: “COQUETEL”, de Wanderley Tavares, com a Cia. Wancylus Gat Produções, direção de Wanderley Tavares.

18/11 (quarta-feira), 19:30h: “DENTRO DA NOITE ESCURA”, de Emannuel Nogueira, com a Cia. Livremente de Teatro, direção de Jean Nogueira.

19/11 (quinta-feira), 19:30h: “AS IRMÃS CASTANHOLAS”, de Joylson John Kandahar, com a Cia. Mandacaru de Arte e Eventos, direção de Joylson John Kandahar.

20/11 (sexta-feira), 19:30h: “ESPERANDO COMADRE DAIANA”, de Emannuel Nogueira, com a Cia. Livremente de Teatro, direção de Renato Dantas.

21/11 (sábado), 19:0h: “BR 116”, de Allysson Amancio, com a Allysson Amancio Cia. de Dança, direção de Allysson Amancio.

22/11 (domingo), 19:30: “BÁRBARO”, com o Grupo Ninho de Teatro


1ª GUERRILHA DO ATO DRAMÁTICO CARIRIENSE - TROFÉU JUSCELINO LOBO JÚNIOR
DE 07 A 21 DE NOVEMBRO DE 2009
TEATRO RACHEL DE QUEIROZ
Rua Dom Quintino, 913 – Pimenta – Crato – Ceará

Por que fazemos bagunça


[...] A bagunça ocorre quando não temos visão e motivação suficientes para lidar com os resíduos do que fazemos. Pode envolver também valores: quando alguém na rua produz um lixo, pode jogá-lo em uma lixeira se achar importante dar uma contribuição. Pode também envolver gerência de riscos: joga na lixeira se tiver medo de algo ruim acontecer se não o fizer.

Assim, se você acha que faz bagunça porque se considera bagunçado, bagunceiro, desorganizado, preguiçoso, reafirmamos que todos esses rótulos são miragens: de fato, ou você não vai precisar de algo, ou não tem um filme do futuro em que a coisa é necessária, ou tem essa visão mas avalia que não é importante, ou segue um valor pessoal, ou está prevenindo algum risco. Ou combinações desses fatores. Se ainda restar alguma dúvida, faça um teste: verifique como ficaria sua motivação se você, mantendo suas coisas organizadas por uma semana, fosse - com absoluta certeza - ganhar um milhão de dólares. Ou o que você mais quer na vida.

Só tem um porém: as crenças-miragem por vezes aparentam ser tão reais que condicionam nossas escolhas, e pensamos coisas como: "Ah, sou bagunçado mesmo, não vou arrumar". Pelo menos ter consciência de que é miragem já ajuda a ter mais opções. E ter consciência de que tudo é parte de um processo de decisão mais ainda: podemos decidir caso a caso o que fazer. Mais e melhor consciência, mais e melhores opções.

....Virgílio Vasconcelos Vilela....



http://www.possibilidades.com.br/objetivos/porque_fazemos_bagunca.asp

O que é conversão? - Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Muitas vezes somos levados a pensar que conversão é mudar de uma igreja para outra ou de religião. O que estou querendo ressaltar aqui, é que conversão é uma mudança radical de vida. Se decidirmos seguir Jesus e fizermos uma adesão total a Ele, temos que permitir que Deus nos transforme interiormente e possa surgir dentro de nós, um novo homem, ou uma nova mulher.

Nesse mundo impregnado de materialismo, fica muito difícil a conversão. As pessoas são levadas pela sociedade de consumo, a ganhar cada vez mais dinheiro, esquecendo dos valores mais importantes da vida. Vivemos numa sociedade do ter, do poder e do prazer e, esquecemos os valores espirituais, o ser gente, o amor ao próximo e a fé em Deus. O amor de Deus por nós é tão grande que Ele quer que a decisão de mudar de vida seja nossa. Abrir o nosso coração e deixar a Graça de Deus entrar na nossa vida, só vai nos beneficiar. Hoje o coração do homem está tão fechado para o amor, que o mundo estar repleto de violência, guerras e desunião.

Aderir a Jesus Cristo, nos obriga a conhecer a Palavra de Deus e aplicá-la na nossa vida. Entretanto, para a conversão, a palavra de Deus tem que ser lida e entendida com os olhos da fé. De nada vale dizer que leu a Bíblia toda, que está por dentro de tudo, só para citar versículos e capítulos do Evangelho. A mensagem de Jesus Cristo é transformadora. Se cada pessoa no mundo conhecesse Jesus, o mundo teria mais paz, justiça e igualdade social.

Um grande exemplo de conversão foi a do Apostolo Paulo, que era um fariseu perseguidor dos cristãos e teve uma experiência com Jesus Cristo que mudou totalmente a sua vida.

Paulo nasceu em Tarso, na região da Cilícia, Ásia Menor, atual Turquia. Apesar de judeu, era cidadão romano, título herdado do pai, um homem de posse, que comprou esse título.

Paulo, filho de judeus foi educado dentro das exigências da lei de Deus e das tradições paternas. No ambiente judeu ele adotava o nome Saulo e entre os gregos era conhecido por Paulo.

Como todos os meninos judeus da época, Paulo recebeu os ensinamentos básicos na casa dos pais em Tarso, na Sinagoga do bairro e na escola ligada a Sinagoga. Posteriormente ele obteve formação superior em Jerusalém, tendo sido aluno de Gamaliel. O próprio Paulo relata nos Atos dos Apóstolos 22,3-5, “Eu me formei na escola de Gamaliel seguindo a linha mais rigorosa dos nossos antepassados.”

O eixo da formação dos judeus era a leitura da Bíblia, e era a mãe em casa que tratava de passar para os filhos todos os ensinamentos.

Tudo leva a crer que Paulo e Jesus nunca se encontraram. Jesus era de cinco a oito anos mais velho do que Paulo. Tanto Jesus quanto Paulo receberam a mesma formação básica. Porém Jesus vivia em Nazaré, era pobre e trabalhou como carpinteiro para sobreviver. Já Paulo era rico e não precisava trabalhar. Só depois da sua conversão é que trabalhou para sobreviver construindo tendas, oficio que aprendeu com o pai.

No capítulo nove dos Atos dos Apóstolos encontra-se o relato da conversão de Paulo. Saulo perseguia e ameaçava os discípulos de Jesus. Ele foi à presença do sumo sacerdote para lhe pedir cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco. Tinha como objetivo levar presos para Jerusalém todos os homens e mulheres seguidores de Jesus. Quando ele estava próximo de Damasco, se viu cercado por uma intensa luz que vinha do céu. Caindo por terra ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, porque me persegue”? Saulo perguntou: “Quem és tu Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo. Agora, levante-se, entre na cidade, e aí dirão o que você deve fazer.” Os homens que estavam acompanhando Paulo, ficaram espantados porque só ouviam a voz e não viam ninguém. Saulo se levantou e não estava enxergando nada. Os homens o levaram até Damasco. Lá ele ficou três dias sem enxergar e nem comeu nem bebeu nada.

O Senhor em visão mandou Ananias à casa de um homem chamado Judas, onde Saulo estava hospedado. Ananias lhe falou dos poderes que Saulo possuía de prender todos que invocassem o nome de Jesus. Mas Jesus lhe disse: “Vá, porque esse homem é um instrumento que eu escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. Eu vou mostrar a Saulo quanto ele deve sofrer por causa do meu nome.”

Ananias foi encontrar com Saulo, impôs a mãos sobre ele dizendo que o Jesus que apareceu a ele no caminho de Damasco, o enviou ao seu encontro para que ele recuperasse a visão e ficasse cheio do Espírito Santo. Dos olhos de Saulo caiu alguma coisa parecida com escamas, e ele recuperou a visão. Saulo se levantou e foi batizado.

Após passar alguns dias com os discípulos em Damasco, Saulo foi pregar nas sinagogas afirmando que Jesus Cristo é o filho de Deus. Todos se admiravam da pregação, pois sabiam que tinha sido perseguidor de Jesus.

Graças a Paulo, o mundo ocidental é cristão, pois ele divulgou a mensagem evangélica através das suas viagens a “todos os confins da terra”. Esse grande apóstolo de Jesus serve de modelo para todos os cristãos.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

a u s ê n c i a

onde hoje é tua ausência
criou-se uma crosta
sem o duro de uma rocha

tua ausência viva
ostra no peito
faca nos olhos
feitos para o sal

por toda essa cidade
uma procura de teu nome
numa linha de calçada
no alto dos prédios
numa fotografia p&b
em nada absolutamente
um sinal é possível

certas ausências
são para sempre
acima do querer
além de qualquer
esperança ou delírio

Pensamento para o Dia 09/11/2009


“Riqueza, educação, posição social etc. são inúteis sem o caráter. O caráter é como a fragrância da flor; dá valor e importância. Poetas, pintores, artistas e cientistas podem ser importantes em seu próprio campo, mas sem caráter eles não podem ter um prestígio verdadeiro. A pessoa pode perguntar-se se todos aqueles que, agora, são tratados com respeito pela sociedade têm um caráter que dê direito a serem considerados importantes, mas a sociedade está sujeita a modas que variam a cada dia. A natureza básica de um caráter perfeito é eterna e permanece a mesma independentemente das vicissitudes da sociedade. Entre as qualidades que compõem um caráter perfeito, estão o amor, a paciência, a calma, a firmeza, a caridade – essas são as qualidades mais elevadas e precisam ser honradas.”

Sathya Sai Baba

Carta - Carlos Drummond


Há muito tempo, sim, que não te escrevo.
Ficaram velhas todas as notícias.
Eu mesmo envelheci: Olha, em relevo,
estes sinais em mim, não das carícias

(tão leves) que fazias no meu rosto:
são golpes, são espinhos, são lembranças
da vida a teu menino, que ao sol-posto
perde a sabedoria das crianças.

A falta que me fazes não é tanto
à hora de dormir, quando dizias
“Deus te abençoe”, e a noite abria em sonho.

É quando, ao despertar, revejo a um canto
a noite acumulada de meus dias,
e sinto que estou vivo, e que não sonho.

ANDRADE, Carlos Drummond de. "Claro enigma". Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002

"Amor bastante" - Paulo Leminski


quando eu vi você
tive uma idéia brilhante
foi como se eu olhasse
de dentro de um diamante
e meu olho ganhasse
mil faces num só instante

basta um instante
e você tem amor bastante

um bom poema
leva anos
cinco jogando bola,
mais cinco estudando sânscrito,
seis carregando pedra,
nove namorando a vizinha,
sete levando porrada,
quatro andando sozinho,
três mudando de cidade,
dez trocando de assunto,
uma eternidade, eu e você
caminhando junto

(LEMINSKI, Paulo. La vie en close. São Paulo: Brasiliense, 1991. )

No silêncio do corpo - Por Ana Cecília S. Bastos

O campo é um centauro, dizia o professor. Uma encruzilhada hermenêutica que construo mas me incorpora definitivamente em seu intransponível horizonte de equívocos. A análise é um centauro. Eu sou um centauro, às vezes sem existência real, só mitologia, torrentes de palavras neste momento.
Contemplo minhas patas e garras, a cauda do dragão no átrio da Igreja. Seu incenso. Que me açoita e revela o meu eu, minha pertença, o mim. Algo muito fundo.
Do profundo do tempo me amaste, Senhor.
Eu vã, eu louca e ausente, mas ali estou e sou eu, e não sou, fora desse átrio, origem e destino, nenhuma dúvida jamais nesse lugar. Do profundo do tempo esse sintoma me toma e define. Asma como eu. Ana como eu. Que me trava quando contra mim para que eu talvez caminhe em meu favor, mas pelo avesso, e me silencia, me paralisa quando preciso. E como preciso, desesperadamente.
O mundo contra mim, o fluxo contra mim, o eu ignoto remoto no pátio da Igreja, no vão da porta, no átrio.
A Nave.
Asma, unha cravada na pele da alma.
Nenhum sangue.

Desenho de Ígor Souza.
por Ana Cecília

Feliz aniversário, Stela ! Abraços do Cariricaturas .

Stela estrelada , o Cariricaturas reconhece o brilho da tua amizade, e te abraça !


Espere por mim , menina ... Vou chegar, na hora de cantar os parabéns !


Flores, muitas flores para a nossa Bisaflor !

HERANÇA

Tal qual Luzilá* procurou por Thargélia em Arquivos e Museus,
Eu procuro uma Thargélia revelar-se dentro de mim.
Que Thargélia habita em mim?
Que indizível poema se escondeu na minha alma,
Se enredou no emaranhado dos meus pensamentos
E não se revelou ao meu coração?
Que dor carrega minha alma, que medo se instalou em meu corpo?
Por que Thargélia em mim está tão quieta?
Onde estão os sonetos de louvor à vida?
As ousadias e as ternuras?

Tal qual uma dor que machuca minha alma
Tal qual um medo incrustado em minha pele
Ou uma lembrança que não se faz lembrada,
Os poemas passeiam em meu sangue. Vermelhos, ardentes, vivos!
Uma herança merecida e não recebida
Células poéticas caladas, sussurrando emoções de um vulcão em aparente extinção,
Desejoso de expelir sentimentos seculares.

Por que a poesia não se materializa, se faz concreta?
Ela é uma angústia trancada em meu peito
É uma palavra que não se deixa escrever nem falar
É uma onda do mar que nunca quebra na praia
É uma lembrança escondida e antiga,
De um mundo antigo,
De uma alma antiga.
Pois são tantas as estrelas que vivem em mim
Querendo se fazer clarão...

Quantos baús de poesia carrega minha alma
Sem lembrar onde e porque escondeu suas chaves?

Thargélia, irmã, em qual constelação guardei as chaves?

* Luzilá Gonçalves Ferreira, escritora pernambucana, autora de “Em busca de Thargélia”, pesquisa sobre as mulheres escritoras pernambucanas do final do século XIX.

Rotina - por Socorro Moreira

"Curare" - por Socorro Moreira



foto de Camila by Caio

A moça e a velha...

Você consegue ver as duas?


    © www.illusionworks.com   

Natal no Cariricaturas


Cariricaturas deseja aos amigos

um Natal de Paz
*****

O Cariricaturas começa a arrumar a festa
Mas não sem antes arrumar a sala,
acrescentar detalhes, juntar amigos para CONFRATERNIZAR

*****

TOP GIFS para Orkut

Onde estão os perfis?

Vamos ver como anda sua percepção

Na figura existem escondidos três perfis de pessoas. Tente achá-los.


Tente a seguinte estratégia (foi como consegui). Observe novamente a figura, procurando por espaços negativos. Estes são os espaços entre as coisas e objetos (tudo que não é). O espaço negativo de dois de seus dedos, por exemplo, é o vão entre eles. Em uma árvore, é o espaço entre galhos ou folhas.

Ops! Erramos...

Ops! Erramos...



Antologia de erros de um jornal

A Folha de São Paulo, em caráter didático, colecionou erros e respectivas correções. Veja se você acha tão engraçado quanto nós (de onde vieram esses, tem mais).

Poço de Descartes

"Por erro de digitação, foi grafado poço cartesiano, em vez de artesiano, na página 3-1 de sábado último." (16/2/94)

Menandro não é malandro

"Na edição do Agrofolha do último dia 15, a coluna 'A Arte de Amolar o Boi' (pág. 5-2) saiu com um erro: onde se lê 'o grego Malandro', leia-se 'o grego Menandro', em referência ao comediógrafo ateniense." (19/12/92)

Banco

"Na nota 'Balão', da coluna Joyce Pascowitch, publicada à pág. 5-2 (Ilustrada) de 18/12, onde se lê 'bando Opportunity', leia-se 'banco Opportunity';" (21/12/95)

Sr. Fracasso

"O nome do chefe de governo em Portugal no período entre 1928 e 1951 é Antonio Oscar de Fragoso Carmona e não Antonio Oscar de Fracasso Carmona, como foi publicado na Ilustrada em 22/8". (30/9/95)

Maiô usado, vestido suado

"Por um erro de digitação, na coluna 'Joyce Pascowitch', na pág. 5-2 (Mais!) de anteontem, onde se lê 'o mesmo vestido suado na praia sobre o maiô', o correto é 'o mesmo vestido usado na praia sobre o maiô'". (22/1/98)

Dilúvio

"Em alguns exemplares da edição de 30 de março de Esporte, foi informado incorretamente à pág. 4-3 que o personagem bíblico Jó criou a arca que salvou as espécies animais do dilúvio. Foi Noé quem construiu a arca." (6/4/95)

Empate de espermatozóides

"Houve um erro na reportagem 'Menstruação é enigma para meninos' do Folhateen da edição de ontem. Dois espermatozóides não 'empatam' fecundando um mesmo óvulo. Dois óvulos podem ser fecundados por dois espermatozóides, dando origem a gêmeos bivitelinos, ou um óvulo fecundado por um espermatozóide pode se dividir em dois ovos, gerando gêmeos univitelinos (idênticos)." (12/5/92)

Tatu não nasce em ovo

"Diferentemente do que foi publicado em 29/11, na pág. 5-7 (Folhinha), o tatu não nasce de um ovo. Ele é um mamífero placentário, que se desenvolve na barriga de sua mãe." (6/12/97)

Mandíbula

"O texto 'Chico Anysio deixa hospital no Rio', à pág. 4-2 (Ilustrada) de 20/2, informou que o humorista fraturou a "mandíbula direita". A mandíbula (maxilar inferior) é um osso único." (5/3/97)

Vou de "Taques"

"Diferentemente do que foi publicado na edição de ontem (São Paulo), a rodovia que passa pela cidade de Praia Grande chama-se Pedro Taques, e não Pedro Táxi." (20/11/99)

Cristo enforcado

"Diferentemente do que foi publicado no texto 'Artistas 'periféricos' passam despercebidos', à pág. 5-3 da edição de ontem da Ilustrada, Jesus não foi enforcado, mas crucificado, e a frase 'No princípio era o Verbo' está no Novo, não no Velho Testamento." (7/12/94)

Fonte: www1.uol.com.br/folha/circulo/antologia_erramos.htm

PERCEPÇÃO - Desenhando com o lado direito

Você pode ser um artista e não estar sabendo disso
Virgílio Vasconcelos Vilela

Uma vez, comprei um livro chamado Desenhando com o Lado Direito do Cérebro, de Betty Edwards, e tive resultados surpreendentes e até fantásticos, considerando os desenhos que eu fazia. Antes, eu desenhava no estilo "abstrato", como este:



Após executar os exercícios iniciais do livro, fiz as seguintes ilustrações, por observação:



O que a autora descobriu foi que desenhar é muito mais uma questão de percepção do que de habilidade motora, mais especificamente de saber ver. Para desenhar, é preciso olhar para o que se está desenhando não no nível simbólico e interpretativo, mas no nível de forma, linhas e relações entre esses elementos. Como estamos muito acostumados a ficar no nível simbólico, ela sugere alguns "truques" para facilitar. Um é desenhar os espaços negativos, ou seja, o que não é, os espaços vazios entre o que é. Os espaços negativos da sua mão são os vãos entre os dedos (veja uma aplicação dessa percepção em Lazer: Ache os perfis).

Outro truque interessante é colocar o que estamos desenhando de cabeça para baixo, o que desorganiza as relações que estamos acostumados a perceber, como, no caso de rostos, cabelos sobre olhos sobre nariz sobre boca, abrindo caminho para a percepção das linhas e formas. Veja por si mesmo, olhando para as duas imagens abaixo. Note na segunda, em particular, as sombras.



Teve algo mais interessante ainda. Após algum tempo se dedicando, o desenhista entra em um estado diferente, atemporal, no qual ele pode passar horas e não perceber, o chamado estado alfa, que a autora diz que é quando o lado direito do cérebro domina. Eu tive a oportunidade de experimentar essa mudança de estado, e foi realmente algo fora do comum, uma energia muito boa circulando pelo corpo. Mais não posso dizer, porque não saberia como. Tem coisas que só experimentando para saber.


"Meu consolo é você"- Orlando Silva interpreta Roberto Martins e Antonio Nássara