Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Quase noite no Umari - Por Emerson Monteiro


Recebi do meu primo Georges Bloc - Partilho com vocês. É sempre bom sorrir e fazer sorrir.
(Claude Bloc)

Um ano novo bem arretado pra vocês tudim !!!!

Conselhos de um cearense para um 2010 bem pai d’égua.

Sobre as suas metas para o Ano Novo

 Anote os seus querê e pendure num lugar que você enxergue todo dia.
 Mesmo que seus objetivos estejam lá prá baixa da égua, vale à pena correr atrás. Não se agonie e nem esmoreça. Peleje.
 Se vire num cão chupando manga e mêta o pé na carreira, pois pra gente conseguir o que quer, tem é Zé.
 Lembre que pra ficar estribado é preciso trabalhar. Não fique só frescando.

Sobre o amor

 Não fique enrolando e arrudiando prá chegar junto de quem você gosta. Tome rumo, avie, se avexe
 Dê um desconto prá peste daquela cabrita que só bate fofo com você. Aperreia ela. Vai que dá certo e nasce um bruguelim réi amarelo.

 Você é um corralinda. Se você ainda não tem ninguém, não pegue qualquer marmota. Escolha uma corralinda igual a você.
 Não bula no que tá quieto. Num seja avexado, pois de tanto coisar com uma, coisar com outra, você acaba mesmo é com um chapéu de touro.

 As cabritas num devem se agoniar. O certo é pastorar até encontrar alguém pai d'égua. Num devem se atracar com um cabra peba, malamanhado e fulerage. O segredo é pelejar e não desistir nunca. Num peça pinico e deixe quem quiser mangar. Um dia vai aparecer um machoréi da sua bitola.

Sobre o trabalho

 Trabalhe, num se mêta a besta. Quem num dá um prego numa barra de sabão num tem vez não.

 Se você vive fumando numa quenga, puto nas calças e não agüenta mais aquele seu chefe réi fulerage, tenha calma, não adianta se ispritar.

Se ele não lhe notou até agora é porque num tá nem aí se você rala o bucho no trabalho. Procure algo melhor e cape o gato assim que puder.

 Se a lida não está como você quer, num bote boneco, num se aperreie e nem fique de lundu. Saia com aquele magote de amigos pra tomar uns merol.

Tome umas meiotas e conte uma ruma de piadas que tudo melhora.

Sobre a sua vidinha

 Cuide bem dos bruguelos e da mulher. Dê sempre mais que o sustento, pois eles lhe dão o aconchego no fim da lida.

 Não fique resmungando e batendo no quengo por besteira. Seje macho e pense positivo.

 Num se avexe, num se aperreie e nem se agonie. Num é nas carreira que se esfola um preá.

 Arrumação motivacional

 No forró da entrada do ano, coma aquela gororoba até encher o bucho. É prá dar sorte, mas cuidado, senão dá gastura.

 Tome um burrim e tire o gosto com passarinha ou panelada que é prá num perder a mania.
 Prá começar o ano dicunforça:

 Reflita sobre as besteiras do ano passado e rebole no mato os maus pensamentos.
 Murche as orêia, respire fundo e grite bem alto:

Sai mundiça !!!

Agora é só levantar a cabeça e desimbestar no rumo da venta que vai dar tudo certo em 2010, afinal de contas você é cearense.

E para os que não são da terrinha, mas são doidim prá ser, nosso desejo é que sejam tão felizes quanto nós.
Peeeeennnnse num ano que vai ser muito bom.

Respeite como vai ser pai d’égua esse 2010!!!

(autor desconhecido, mas cabra da peste!!)

Estes também são os meus votos!!!
***

Primeira foto de MIGUEL, em 2010

Um dia a gente cresceu ... Agora é a vez de Miguel.

Abraços, amigo Joaquim !
Feliz 2010.

Feliz 2010 - por Elvis Pinheiro




Começar um texto é deparar-se com uma folha em branco. Uma folha de computador em branco, diremos hoje em dia. Se antes o perigo era faltar a tinta da caneta, o grafite do lápis ou a folha de papel, hoje um dos perigos é um vírus embaralhar as letras de tudo aquilo que você estiver escrevendo ou simplesmente não haver eletricidade na casa ou a bateria recarregada.

Antes eu poderia perder os meus escritos vítima de cupins, da água, do fogo. Fogo e água ainda podem destruir computadores e toda a memória que eles estiverem guardando. Digamos que são Destruidores Primários Universais, o fogo e a água. Mas se salvarmos nossos textos na Rede, na grande teia chamada Internet, dentro de sua caixa virtual de "mails", as probabilidades de perdermos o que escrevemos diminui bastante. Claro que podem surrupiar minha senha, entrarem na minha conta de e-mails e apagarem tudo ou simplesmente mudarem as minhas senhas e eu nunca mais ter acesso aos meus textos... E se eu não escrever salvando de instante em instante aquilo que eu estiver digitando, pode ser que aquela grande frase de impacto fique perdida para sempre.

Se escrevemos para nos constituirmos como base mais sólida de memória e nos mantermos para mais além inscritos no Tempo, nós e nosso pensamento, escrever foi uma das maneiras desenvolvidas pelo intelecto humano mais eficazes para se fazer isso. Mas como tudo o mais, será passível de destruição. As novas tecnologias são apenas novas tecnologias lutando como as anteriores para evitar que o pensamento humano seja apagado da Terra. Foi por isso que os antigos substituiram as tábuas de pedra que podiam ser quebradas facilmente e deletar os pensamentos de Javé e substituir por outro material e depois outro e depois outro até chegarmos nestas linhas virtuais, sem materialidade, como se fossem a Alma Imortal que tanto se comenta nos textos sagrados. Existe, mas não se pode tocar.

E tudo isso é para lembrarmos que um Novo Ano acabou de chegar e queremos que ele seja novo e traga novas alegrias e conquistas. E isso acontecerá. Acontecerá sobre a nossa velha e antiga carcaça Humana. Sempre gosto de ler uns trechinhos de Erasmo em seu esplêndido Elogio da Loucura, porque sempre me espanto com a atualidade das idéias contidas nele. Daquela fresca atualidade de 1501 quando o livro foi lançado.

Eu quero continuar SENTINDO em 2010, continuar EXPERIENCIANDO os fenômenos que a vida carrega em si. É assim que se dá, em mim, a minha noção de crescimento, mudança e felicidade. Conhecendo novas pessoas, novos lugares, fazendo novas amizades... CONVERSANDO!

Desejo, portanto, a todos os meus novos e antigos amigos e conhecidos - porque qualquer pessoa que me tangencie, interfere em mim - um Novo Ano cheio de experiências epifânicas! Tenham várias e várias epifanias, tais temos na fase mais cheia de epifanias de nossa vida que é a época da Infância. Na infãncia descobrimos Tanto, tanta coisa nos mínimos elementos, que a Vida se torna maravilhosa a cada microssegundo. Então, meus queridos, tenham em 2010 esse olhar maravilhado das crianças, para aí, sim, manterem-se Novos e Atualizados.

Meu fraterno e caloroso abraço,
José Eldo Elvis Pinheiro Morais
Juazeiro do Norte, 02 de janeiro de 2010.

Pensamento Para Hoje, 4 de Janeiro/2010

Fixo Esforço.

"Para ser grande, sê inteiro: Nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive."

Fernando Pessoa.

Água e óleo não se misturam

Por Pedro Esmeraldo

Se de nosso lado, partimos para luta com alegria e ufanismo é porque desejamos alcançar o crescimento com equilíbrio e melhoria de produtividade com aptidões técnicas, e tudo isto sendo aplicado em todas as atividades políticas.

Quando falamos que somos contra certos atos inócuos e decrescentes "que inibem o desenvolvimento" olhamos com bons olhos as maldades que ocorrem na cidade, pois somos perseguidos por pessoas indecorosas que "constantemente" vêem nos enganando "com tapinha nas costas" imitando gato e procurando esconder as unhas, visto que o maior desejo é empurrar o Crato para o atraso, fixando-se na corrente emergente da estrada sinuosa impulsionando para o atraso. Nós, os cratenses, não reagimos aos insultos e permanecemos numa via pactuai, procurando convencer que os cratenses também pertencem a mesma origem e podemos contribuir com a mesma qualidade de trabalho a fim de alcançarmos o nosso objetivo.

Avisamos portanto, que não pertencemos a uma aldeia de índios para que venham nos atirar pedra constantemente, ameaçando esse povo que vive perseguido pelas artimanhas das cidades vizinhas. Somos fortes, não temos medo de enfrentar o barco e vimos contribuir com merecimento avantajado, não desejando cair no âmago do desespero. Mostramos que temos coragem de lutar com impetuosidade.

Prevenimos que cumprimos com a obrigação de defender a nossa terra, desincumbindo-se com esforço, com o intuito de proteger a cidade dessa política desvairada que afasta os seus verdadeiros líderes das atividades públicas. Deixam-nos esquecidos, devido a falta de apoio das autoridades de Fortaleza e permanecemos sem apetite e não temos coragem de investir atualmente no Crato. Notem bem, reclamamos o desinteresse pelas construções do Centro de Convenções e da estátua de Nossa Senhora de Fátima, que estão em marcha lenta, a passo de tartaruga, sem procurar apressar para enaltecer os ânimos do povo cratense.

Desejamos portanto, que o cratense seja mais esperto e não venha aceitar essa desigualdade acometida pelas autoridades de Fortaleza e que parece que estão esmorecida em investir no Crato e o seu desejo é ver o Crato amofinado, sem luta, deixando o povo esmorecido e sem esboçar nenhuma reação.

Pensando bem, se as autoridades se interessassem pelo Crato, ganharíamos limites favoráveis e estaríamos tão adiante que jamais poderíamos ser alcançados. Se os prefeitos passados, tivessem atividades políticas, não estaríamos sofrendo essa consequência desagradável, e os cratenses cruzariam uma linha de equilíbrio de progresso percentual.

Mas nada disso aconteceu! Esses prefeitos, excetuando-se Dr. Raimundo e o capitão Ariovaldo, de uma incompetência fora de série e não souberam administrar esta cidade com impetuosidade. Alguns deles foram pusilânimes, não olharam bem para o futuro. Houve tanta fraqueza desses homens que um deles teve hábito de colocar faixa com propaganda dizendo que seria o maioral: Um dia apareceu um senhor desejando investir no Crato com uma escola de ensino superior, solicitando do prefeito, um terreno para execução dessa obra universitária. Pasmem senhores, esse senhor negou o terreno para esse melhoramento, alegando que o diretor da faculdade não teria capacidade técnica de construir escola de nível superior no Crato e o Crato perdeu essa grande aquisição escolar e o povo cratense ficou andando em marcha a ré, mergulhado no caminho do atraso.

Agora mesmo, somos contrários a criação de outros municípios, já que não têm condições de jeito nenhum de se elevar à categoria de cidade. Olhem que esses pequenos municípios (sem estrutura) não marcham bem pelo caminho fértil do desenvolvimento. Acarretam a desordem administrativa, já que não têm condições de seguir as leis federais com pagamento salarial obrigatório e permanecerá com o pires na mão, pedindo ajuda ao poder central, que provocará o aumento de dívida interna, acarretando a alta de juros e a corrupção administrativa.

Para isto, publicamos aqui um recorte do Jornal Diário do Nordeste, do dia 10/12/09 na coluna de Neno Cavalcante, dizendo: Dos 184 municípios no Ceará, 162 estão na margem da lei, no que se refere ao preceito constitucional que nenhum trabalhador pode ganhar menos de um salário mínimo. O dinheiro só presta para as maiores esquisitices; principalmente para usufruto do prefeito. Não sobra nada para remunerar os funcionários com o mínimo de decência e de dignidade.

Notamos ainda, referente a área geográfica deste distrito, não tem condições de ser elevado a cidade. Também não devem invadir área de outros distritos, pois consideramos jogo sujo. Acontece também que nem toda a população é favorável e nem quer deixar de ser cratense e a maior parte diz: prefiro ser cratense do que ser serrano, outrossim, avisamos que o óleo não se mistura com água, devemos tomar cuidado para não esfarelar o nosso pensamento digno de bom cratense.

Feliz Ano Novo!


Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente.

Para você, desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.

Para você, desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as músicas que puder emocionar.

Para você neste novo ano, desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
que sua família esteja mais unida,
que sua vida seja mais bem vivida.

Gostaria de lhe desejar tantas coisas! Mas nada seria suficiente...
Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto,
ao rumo da sua FELICIDADE!
(Carlos Drummond de Andrade)