Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

AMOR MADURO por Rosa Guerrera

Recebí ontem de um grande amigo esse texto, que em belas palavras soube tão bem definir a maturidade do amor . É com votos de aplausos a quem o escreveu que o coloco hoje nesse blog.

SOBRE O AMOR MADURO...
O amor maduro não é menor em intensidade. Ele é apenas silencioso.
Não é menor em extensão. É mais definido colorido e poetizado. Não carece de demonstrações. Presenteia com a verdade do sentimento.
Não precisa de presenças exigidas. Amplia-se com as ausências significativas.
O amor maduro tem e quer problemas, sim, como tudo. Mas vive dos problemas da felicidade. Problemas da felicidade são formas trabalhosas de construir o bem, o prazer.
Problemas da infelicidade não interessam ao amor maduro.
No amor maduro - está a compreensão antecipada, a adivinhação, o presente de valor interior, a emoção vivida em conjunto, os discursos silenciosos da percepção, o prazer de conviver, o equilíbrio de carne e de espírito.
O amor maduro é a valorização do melhor do outro e a relação com a parte salva de cada pessoa. Ele vive do que não morreu, mesmo tendo ficado para depois, vive do que fermentou criando dimensões novas para sentimentos antigos, jardins abandonados, cheios de sementes.
Ele não pede, tem.
Não reivindica, consegue.
Não percebe, recebe. Não exige, oferece.
Não pergunta, adivinha. E existe exclusivamente para ser e fazer feliz.

Sinceros - por Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes

Beira de estrada : Serra Talhada(PE)


Um poema para o domingo (ou qualquer dia da semana)



“Não estejas longe de mim um só dia,
Porque, não sei dizê-lo, é comprido o dia,
e te estarei esperando como nas estações
quando em alguma parte dormitaram os trens.
Não te vás por uma hora porque então
nessa hora se juntam as gotas do desvelo
e talvez toda a fumaça que anda buscando a casa
venha matar ainda meu coração perdido.
Ai que não se quebrante tua silhueta na areia
Ai que não voem tuas pálpebras na ausência
Não te vás por um minuto, bem-amada,
Porque nesse momento terás ido tão longe
que eu cruzarei toda a terra perguntando
se voltarás ou se me deixarás morrendo.”


Pablo Neruda

OCEANO TRISTE por Rosa Guerrera

Ancorei num cais deserto
A minha pequena embarcação...

Um aperto no peito
me trouxe à memória
As longas viagens que fiz
pelos mares da vida ...

E a saudade sua
Se transformou em lei
Nesse imensurável e triste
Oceano de tantas lembranças !

Muiiito Obrigado CARICATURAS!


Nossaaaaa! E aí, vocês me deixaram sem palavras! Obrigado, obrigado, obrigado! Quanto carinho!

O Bom Pastor - por Pachelly Jamacaru







Pachelly Jamacaru !!!

Limite - Pachelly e Salatiel : belíssima parceria !

Uma das mais lindas das suas tantas melodias ...

Parabéns, Pachelly Jamacaru !

O Cariri se orgulha desse filho ... Pachelly Jamacaru !

Pachelly, Feliz Aniversário !

Que a natureza com a sua plástica e alma, cruze contigo o olhar, inocente, sutil ou despudorado !

Nós te admiramos e amamos por todos os teus talentos artísticos e humanos !

Abraço carinhoso da família Cariricaturas .





Pachelly , pelos Signos !

Elemento: Terra
Regente: Saturno
Pedras: Onix: Olho de peixe
Perfume: Terra molhada , Almiscar
Planta: Amor perfeito
Animais: Touro, Pantera, Gorila, Crocodilos, cavalos
Cor: Cinza, Preto, bege
Estação do ano: Inverno.

Décimo signo do zodíaco, o Capricórnio inaugura uma estação – o verão no hemisfério sul e o inverno no hemisfério norte. Cardinal, portanto movimentador, senhor do tempo e dos grandes projetos, surge o capricórnio, cujo maior objetivo é a construção de algo que almeje o bem maior.

Comportamento...
Sério, possessivo e forte, conservador em suas manifestações, circunspecto em seus gostos, é também de forte sensualidade. É demasiado saturniano para se desvanecer em galanteios. Obstinado e teimoso,
Disposto a se sacrificar por uma satisfação, jamais dá um passo precipitado, menos ainda no amor, onde depois de medir muito bem o terreno é que se decide a dar o passo seguinte; escolhe sua companheira no amor com grande cálculo e precisão, pois olha para o futuro e o considera coisa séria; parece ser demasiado frio e calculista. No entanto tudo isso está na superfície, porque dentro de si necessita de amor, mesmo que passe a sua vida sem ele, pelo fato de nenhuma mulher amoldar-se ao seu ideal. Tem uma demasiada tendência a ser rancoroso, dificilmente esquece e tende a estar recordando não raras vezes tais momentos desagradáveis.

O Homem de Capricórnio
O homem de Capricórnio provavelmente esconderá coisas sobre sua vida sem qualquer razão aparente. Ser defensivo faz parte de sua natureza; pois ele tem medo de se abrir e se expor. É por isso que ele parece tão sério. Mas quando está com pessoas de confiança, ele mostra que tem senso de humor e bom coração. Ele tem princípios, embora guarde suas crenças e filosofias para si. Leva suas responsabilidades a sério. É perseverante, organizado e perfeccionista. É um bocado calado, mas nos sonhos fica falante e conquistador. O erotismo e a sensualidade, reprimidos na vida real, também costumam aparecer. Capricórnio se reveste de uma grande capacidade de resistir às frustrações, de se submeter às condições mais inóspitas para conseguir realizar um objetivo de longo prazo. Talvez por isso deseje tanto ver o reconhecimento social de seus méritos e de seu esforço.Capricórnio parece tranqüilo, calmo até demais, mas no fundo um turbilhão pode estar agitando a alma sensível deste signo, cujo glifo é a cabra-peixe, um animal fabuloso que relembra sua ligação com as águas do sentimento ancestral.

Como amam
O homem capricorniano faz amor meticulosamente. Quase que como um ritual, o capricorniano segue um passo a passo até sentir que a companheira já está preparada. Sexo é arte, como modelar o barro, tateando-lhes as curvas ou tocar um instrumento.... São intensos. Chega-se a desconhecer um capricorniano pelas transformações nos momentos íntimos. Apreciam loucuras, improvisos, mas têm lá suas reservas. Quem viveu um Capricorniano, passem os anos, dificilmente esquecerá...!

Como se vestem
A preferência é por roupas neutras, impessoais. Gostam da segurança dos clássicos e desprezam os modismos. Não são consumistas. Ao contrário, extremamente econômicos, só compram o que realmente precisam. Preferem peças de qualidade, duráveis, que ela conservará pra vida toda. São indicadas as cores mais neutras e discretas.

Os principais defeitos:
• Timidez, natureza dominadora; • são zelosos e perspicazes, de tal maneira que servem para detetives; • não esquecem as ofensas; até revidam! • melancolia e tristeza; • pessimismo; • irritação; • São explosivos, não se contêm; • Teimosia.

As qualidades positivas de Capricórnio são:
Determinação, estabilidade, sabedoria, lealdade.

Pachelly , o Cariricaturas te dededica o dia de hoje !






Nascia em Crato, no dia 18 de janeiro de 1960 , um artista !




Pachelly Jamacaru por Pachelly Jamacaru


Vida: Respiro, logo existo. Os porques do porque existencial, são interrogações e exclamações pelo qual não alimento resposta. Vivo Viver.

Morte: Um grande silêncio... sem muita filosofia.

Religião: Sou agnóstico

A Bíblia: Não li.

Deus e o Diabo: NÃO DISCUTO.

Dos onze aos quatorze anos, foi onde comecei a me inquirir: De onde vim? Quem sou? Onde estou? Para onde vou?

Também não fiquei a esperar resposta de mim, percebi logo que foi pra viver que vim e não para interrogar. Fui um menino curioso. Danado demais para uns e, cheio de vida para outros. Dei muito trabalho na escola. Minha iniciação artística vem deste período.
Aprontei, aprontei, aprooooontei...

Então vem a adolescência, aí não; não guardo lá boas recordações.
Diria que foi a fase da vida que lembra bem aqueles pesadelos onde queremos correr, fazemos um esforço danado, mas quase não saímos do lugar, algo nos puxa pra trás, temos a sensação de está em câmera lenta.
Os hormônios a + de 1.000, a timidez a - 1.001...
De bom, ter feito quatorze anos e poder assisitr filmes adultos no Cine Cassino, eh eh eh, fora isso; Djavan cantou por mim:

“Só eu sei, as esquinas por que passei só eu sei”!

Como adulto, foi e tem sido eu por mim. Daqui por diante já não sou quem conta a minha história, ela se conta, e conta assim, era uma vez...


A Infância

A melhor parte da minha vida, revela uma criança sonhadora, brincalhona, elétrica. Absolutamente desconecta de obrigações e do porvir futuro. O melhor presente que recebi da vida enquanto criança, fora um quarteirão de incontáveis pivetes amigos. Pessoas, é o melhor presente que a vida pode dar a outra!
Nenhum brinquedo eletrônico, plástico, da mais moderna engenharia hoje, seria páreo para a imaginação e criatividade de uma turma de amigos!
Não seria perca de tempo enumerar todas as brincadeiras saudáveis e simples, mas não tenho lá uma memória de elefante. Mais minhas prediletas, até debulho algumas: Bitola, capturar borboletas, futebol (um craque, diga-se de passagem), peão, cavalo de pau, 31, bandeirinha, futebol de botão, gol a gol, esconde-esconde, ouvir histórias do Pai da mata, de Joãozinho e Maria. Assistir aos filmes: Tarzan o rei das selvas, Perdidos no espaço, Daniel Bone, Águia de fôgo, Bonanza, Homem Aranha em desenho, ih! Aí, deu saudade...!
O que é importante frisar era a liberdade de ir e vir a qualquer do dia ou da noite, pra lá e pra cá, pra cima e pra baixo, sem o temor que uma criança do século 21 tem hoje ao sair de casa, até mesmo em sua calçada!
Os Gnomos, pois é, os Gnomos ainda hoje perguntam por mim! É que pra eles o tempo não passa e acreditam que um dia voltarei! Ouço suas vozes que vem do bosque urbano(Ex-Parque municipal).

Eu por mim... A aterissagem

A minha aterrissagem no Planeta azul deu-se em 18 de Janeiro 1960 na cidade de Crato-Ceará, Cariri-Brasil. Vindo de onde nossa memória não alcança, numa viagem insólita na Nave-útero de: Dona Aires de Aquino Jamacaru sob o comando do Sr. Abidoral Rodrígues Jamacaru, ambos comerciantes. Ele, meu Pai, um boêmio seresteiro.
Aos aos cuidados de uma Ama de Leite: Vicência José Barbosa, codinome: Miúda, cresci, me fortaleci.
Recebi de batismo a graça:
Eugênio Pachelly Jamacaru de Aquino
Eugênio = Bem nascido,
Pachelly = Pai do céu,
Jamacaru = Mandacaru
e, Aquino..., não tem igual!
Sou o caçulinha de uma família de 9 irmãos: Hidelberto, Ana lúcia, Abidoral(filho) Roberto, Alberto e Luciane, Fátima e Célia.

Maria Gadú - essa moça, emplacou !