Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Zezé Polessa


Maria José de Castro Polessa, conhecida como Zezé Polessa, (Rio de Janeiro, 22 de setembro de 1953) é uma atriz brasileira.
Andrea Bocelli OMRI (Lajatico, 22 de setembro de 1958) é um tenor, compositor e produtor musical italiano. Ganhador de cinco BRIT Awards e três Grammys. Bocelli é um clássico tenor de Ópera. Gravou quatro óperas completas (La bohème, Il trovatore, Werther e Tosca), além de vários álbuns clássicos e populares.

Gonzaguinha

Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, mais conhecido como Gonzaguinha, (Rio de Janeiro, 22 de setembro de 1945 — Renascença, 29 de abril de 1991) foi um cantor e compositor brasileiro.

Carlos José, nas serestas de antigamente


Carlos José Ramos dos Santos (São Paulo, 22 de setembro de 1934), mais conhecido como Carlos José, é um cantor e seresteiro brasileiro.
Deixou a carreira de advogado para se dedicar à música. Seu grande sucesso foi Esmeralda, gravada em 1960. O ótimo resultado do trabalho lhe permitiu vender milhares de discos [carece de fontes?] e receber prêmios como o de cantor revelação e o Troféu Quarto Centenário. Apresentou-se nos palcos de todo o país e nos programas de televisão.

Atualmente dirige a SOCINPRO, empresa carioca que administra e protege os direitos autorais de músicos e compositores. Também apresenta um programa de rádio, o Eles Têm Historia para Contar, na Rádio Roquette Pinto do Rio de Janeiro. É irmão do músico Luiz Cláudio Ramos.

Yara Cortes


Yara Cortes (Rio de Janeiro, 22 de setembro de 1921 — 17 de outubro de 2002) foi uma atriz brasileira.

Seu nome verdadeiro era Odete Cipriano Serpa.

Atuou no teatro e no cinema, mas foi a televisão que lhe deu grande popularidade. Fez muito sucesso como a Carolina da telenovela Casarão (1976), mas foi como a Carlota, personagem principal da telenovela Dona Xepa (1977) que ela era mais lembrada. Dizia que mesmo passados vinte anos do término da telenovela as pessoas ainda lhe falavam da trama. Sua última participação foi em História de Amor (1995), de Manoel Carlos, como a doce Olga Moretti.

wikipédia

Dilermando Reis


Dilermando Reis (Guaratinguetá, 22 de Setembro de 1916 – Rio de Janeiro, 2 de Janeiro de 1977) foi um violonista e compositor do Brasil. Foi professor de música do então presidente Juscelino Kubitschek.[1]. Gravou diversos discos de sucesso, sendo o chorinho o seu estilo musical. Trabalhou na Rádio Clube do Brasil e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

wikipédia

TESTAMENTO DE CABOCLO - René Bittencourt e Raul Sampaio

Posso morrer, mas desta viva não me queixo
E na toada vou dizer tudo que deixo
Deixo um roçado bonitinho e bem cuidado
Uma galinha com pintinhos no cercado
Deixo o riacho e o murmúrio da cascata
A noite linda do sertão banhado em prata
Deixo cantando um passarinho em cada galho
E deixo a honra de uma vida de trabalho

Rosa bonita, caboclinha linda flor
Não chores nunca minha falta, por favor!
Rosa bonita, caboclinha linda flor
Só jogues flores pra enfeitar o nosso amor!

Posso morrer, mas esta vida não lamento
Quem morre pobre deixa pouco em testamento
Deixo uma vaca e uma cabra bem gordinha
e uma palhoça de sapé já pintadinha
Deus me perdoe, mas só quero por direito
Levar comigo a viola junto ao peito
Se alguém ouvir uma voz triste à beira rio
Sou eu cantando com o luar um desafio


ESTA BELA TOADA-BAIÃO FOI GRAVADA POR LUIZ GONZAGA EM 1960.

Para Corália

Hoje as flores se enfeitaram
 porque é o seu dia


Parabéns!



Felicidades!


Saúde!

Família BLOC
Vivências de Iniciação Musical
 em assentamentos no Ceará
Caldeirão das Artes


A banda Dona Zefinha a convite do projeto: “Arte e cultura na reforma agrária”, por meio do convênio de capacitação artística INCRA/SEBRAE, leva aos assentamentos da reforma agrária uma vivência artística em música.

De 20 de setembro a 02 de outubro/2010 os integrantes da banda embarcam numa viagem ao Ceará mais profundo, visitando os assentamentos de Zé Lourenço e Menino Jesus em Chorozinho, Santa Fé em Russas e Bela Vista em Jaguaruana.


Para 2011, a banda prepara o terceiro album para celebrar os 10 anos de atividades musicais.
O disco ainda em processo de pesquisa e ensaios aponta novidades.


Vivências de Iniciação Musical
De 20/09 a 02/10/2010
Com banda DonaZefinha
Assentamentos de Zé Lourenço e Menino Jesus em Chorozinho (CE)
Assentamento Santa Fé em Russas (CE)
Assentamento Bela Vista em Jaguaruana (CE)

(85) 3299.1344

Caldeirão das Artes
fone: 85 3265.1477 | 9997.7378
contato@caldeiraodasartes.com.br
www.caldeiraodasartes.com.br

Recebido por e-mail -Compartilho !


Olá, meninas e meninos.

Eu estou numa fase absolutamente Angela Ro Ro, me reapaixonei pela voz (que voz, diga-se de passagem) rouca, maravilhosa. Suas composições são viscerais. Adoro. Aos sessentinha e a voz ainda bacana.

Encontrei este vídeo no youtube, sensacional. Um teclado bacana e uma interpretação que dispensa comentários.

É minha música preferida. Bethânia gravou, mas com a Ro Ro fica melhor, absolutamente confessional.

O mundo seria uma chatice pink (cor predileta da chatice) sem pessoas como Angela Ro Ro, intensas e irreverentes.

Estou de saco cheio de margarina light, café descafeinado, brigadeiro diet e leite desnatado. O mundo está assim, chatoooo, sem graça, imaginar as pessoinhas deste planeta se divertindo, aos sábados, e não imaginar uma explosão planetária...é desperdício de imaginação. Parece que há uma ordem geral: mantenha-se no mundo banal, não brinque com forças desconhecidas. Faz mal à saúde. Cuidado.

Sou mais Ro Rô e a lei de Newton: a todo movimento corresponde outro de igual intensidade, no sentido inverso. Se doer pouco é pq foi "pouco bom", portanto, que doa muito.

"A liberdade (também) está na dor" - uauuuuuuuu!!!!

"Quero ofertar a minha outra face à dor, MAS deixa eu sonhar com a tua outra face... amor."

Tão raro ouvir, ler, ver...algo que preste, ainda bem que se pode valer do passado, que é mais presente, às vezes, que o próprio futuro.

Hoje estou tãooooooooooooooo nostálgica, a minha nostalgia está tão incontrolável que comi mingau no café da manhã...rs..

O vídeo: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=Mbehp4GZOaI

Beijos meus em vocês. Luiza

*Luiza é uma pessoa amiga, muito querida !

Parabéns, Corália !!!

O futebol é hilariante, mágico e alegre - Por José de Arimatéa dos Santos

Neste final de semana aconteceu o tão decantado clássico futebolístico Fla x Flu(Flamengo x Fluminense) e como todo jogo de futebol aqui no Brasil desperta as paixões dos torcedores dos dois times. Mas fatos hilariantes são comuns a imprensa noticiar. Sábado, um programa esportivo lembrou da fama de pé frio do cantor Mick Jagger já na década de 80. Os dois times citados acima decidiam o campeonato carioca no estádio Maracanã e Jagger estava presente ao jogo. Horas antes tinha sido homenageado na sede do Fluminense. Bola rola e bem pela metade do segundo tempo o vocalista do Rolling Stones resolve ir embora. Poucos minutos mais tarde, o Fluminense abre o placar e termina sendo o campeão. O pé frio Mick Jagger enquanto esteve no Maracanã, torcendo pelo Fluminense, o zero teimava em permanecer no placar.
Copa do Mundo da África, Mick Jagger torceu pela sua Inglaterra, eliminada, Estados Unidos, eliminado, Brasil, eliminado e ainda afirmou gostar do futebol da seleção argentina, quem advinhar o destino nessa Copa da Argentina dou um doce. Eliminada também.
Fora as superstições e malabarismos que o torcedor faz pelo seu clube, essa fama do cantor Mick Jagger de ser pé frio pegou mesmo. A ponto de todos nós que gostamos de futebol rir dessa situação. São fatos que marcam a magia do futebol não só nas quatro linhas, mas na arquibancada também. A televisão mostrou nas arquibancadas torcedores com fotos de Jagger com camisas do Grêmio de Porto Alegre e outros times. Simplesmente tirando onda com o time rival.
Portanto, a lição de tudo isso é que o futebol quando é noticiado dessa forma só contribui para o seu engrandecimento. Tira de foco a violência que permeia nos estádios de futebol e seus arredores, fruto da intolerância de alguns e que afasta cada dia o verdadeiro torcedor. Aquele que debate futebol na esquina, no local de trabalho ou no barzinho com civilidade. Todos se respeitando mutuamente e usufruindo de uma manifestação universal, mas tão brasileira, no jeito de jogar e viver a vida. Futebol que em primeiro lugar significa alegria.

O SERTÃO JÁ FOI MAR!


Iguais a esta concha da foto (still do documentário Formação Romualdo - O Milagre Paleontológico, de Jackson Oliveira Bantim com roteiro de Dr. Álamo Feitosa) foram encontrados na região da Bacia do Araripe vestígios fossilizados da mesma concha de equinoderma, seres exclusivamente marinhos, ´nos dando a certeza de que a região do Araripe já esteve coberta por um mar cujas águas estavam sobre o continente.

FOTO: J.Oliveira Bantim 

Mensagem para Socorro - José do Vale Pinheiro Feitosa

Socorro: vou sumir por quinze dias. Viajo. Volto a escrever. Não é possível ficar distante do nosso cariri. Por isso já me justifiquei.

Agora, uma sugestão, mas quero dizer que fico "vermelho" de vergonha quando sugiro algo a você, que me disse que eu gostaria de dar tarefas aos outros. Mas se você tem razão, estou justificado. Se não tem, assim também estou, pois é uma sugestão eventual. Qual a sugestão?

O pessoal que não escreve não tem lido o blog ou tem lido junto com outros. É preciso fixá-los. Como? Faça uma bonita carta, desta que sabes para nos seduzir e envie para o e-mail de cada um. Aí eles saberão que o Cariricaturas, pela mensagem, os espera. Que construam suas cabanas na chapada e não nos deixem ao relento.

Abraços


José do Vale Pinheiro Feitosa

Dicas para o dia a dia



No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. E para celebrar a data, nada melhor do que estar em contato com a natureza e adotar atitudes para colaborar com um ambiente mais saudável. Para a naturóloga Kátia Leite, a relação com o verde pode ajudar a melhorar a saúde, recuperar a energia do corpo e trazer harmonia para a vida.

No entanto, para aproveitar todos os benefícios que a natureza tem para oferecer, é preciso cuidar do meio ambiente. "Ninguém precisa ir à uma reserva ecológica para descobrir o amor pela natureza, pelo planeta ou por outras formas de vida. Basta abrir os olhos para todas as opções que estão pertinho de nós. Afinal, é nossa responsabilidade cuidar e aproveitar os recursos ao nosso redor", lembra a especialista.

Pensando nisso, reunimos 10 dicas simples para você aplicar no seu dia-a-dia. Confira:

* 1Andar descalço na grama ou na areia da praia faz bem. De acordo com a reflexologia podal, os órgãos do corpo humano estão refletidos nas solas dos pés. Da mesma forma que uma massagem nessa região provoca um profundo relaxamento, andar descalço atinge o mesmo objetivo", explica a naturóloga. Mas antes de tirar os sapatos, é preciso tomar cuidado ao escolher os parques e as praias nos quais você pretende caminhar. Alguns lugares podem estar contaminados com urina de animais ou conter bichos como carrapatos e pulgas, por exemplo. Caso você não se sinta seguro para andar nesses espaços, uma boa opção é usar um chinelo bem macio ou até mesmo estender um tecido sobre o chão e caminhar sobre ele.

* 2Abraçar uma árvore pode trazer sensação de paz e tranquilidade. De acordo com Kátia Leite, as plantas possuem um campo energético semelhante ao dos animais. "A energia da árvore se mantém intacta mesmo quando cortamos um pedaço dela. Estar em contato com essa poderosa vibração é uma ótima forma de sentir-se bem, além de ter a natureza bem pertinho de você", ensina a especialista.

* 3Não imprima a segunda via dos recibos do cartão. Esse simples ato consegue diminuir significativamente a quantidade de papel jogado fora. No escritório, opte pelo uso de papel reciclado e imprima somente o necessário. Pesquisas apontam que ao conseguir reutilizar 100 kg de papel, sete árvores são salvas.

* 4Combinar um piquenique num parque de sua cidade é uma boa ideia de programa para fazer com a família ou amigos. A maior parte dos parques tem área para esse tipo de refeição e dá para passar horas deliciosas brincando e observando a natureza. "Comer e passear ao ar livre ajuda a respirar melhor e dá ao corpo informações que perdemos se estamos o tempo todo em casa, no trabalho, na escola ou no shopping", lembra a especialista. Temperatura, umidade, luminosidade, cor e odores são percepções que tendem a se perder quando não estimuladas.

* 5Com a chegada da primavera, conte ou observe as árvores que estão florescendo. "Ao prestar atenção nas flores, acabamos nos dando conta da beleza dessa estação, além de aprender mais sobre a natureza", informa a naturóloga. Além disso, é uma ótima maneira de manter as crianças entretidas e em contato com o verde.

* 6Economize água. Atitudes simples podem combater o desperdício desse recurso natural tão importante, como fechar o chuveiro enquanto se ensaboa. Vale lembrar que a ducha economiza cerca de 7 mil litros a mais do que o banho de banheira. Ao escovar os dentes ou limpar os alimentos, manter a torneira fechada também pode ajudar na economia.

* 7Separe sementes da fruta que mais gosta e coloque em um vasinho com terra. "Já fiz a experiência com sementes de melão, melancia, mexerica, carambola, tomate, caqui e todas brotaram!", comemora Kátia. Depois disso, transfira a planta para algum lugar onde ela poderá crescer sadia. Pode ser no quintal de casa ou na área verde do prédio, na calçada ou na residência de algum conhecido.

* 8Árvore e passarinho combinam perfeitamente. Descubra uma área com árvores perto de sua casa ou trabalho, ou no caminho por onde passa diariamente, e tire um tempinho para observar. Mesmo em cidades grandes e agitadas você poderá ver uma quantidade grande de pássaros. "É maravilhoso ouvir o canto dos bem-te-vis ou assistir a um beija-flor se alimentar nas flores", lembra a naturóloga.

* 9Evite usar copos descartáveis e garrafinhas d?água. Um copinho descartável leva cerca de 50 anos para se decompor, enquanto uma garrafa de plástico pode demorar mais de 100 anos. A solução pode ser optar pelo uso de canecas ou copos de vidro, já que não são materiais descartáveis. Os resíduos plásticos contribuem significamente com a poluição dos oceanos.

* 10 Reaproveite o lixo. Para diminuir a quantidade do que é jogado fora em casa, coloque a imaginação para funcionar. Garrafas pet podem dar vida a brinquedos para crianças, enquanto as latas de alumínio podem virar vasos de flores para decorar seu lar. As cascas de frutas também são ricas em nutrientes e funcionam como adubo para as plantas.
 

 conteudo@personare.com.br

Convite !

URCA - Barbalha -CE

"MATANDO A FOME", FILME DO ATOR, DRAMATURGO E CINEASTA FRANCIOLLI LUCIANO, PARTICIPA DO FESTIVAL CURTA-CANOA


O terceiro dia do sexto Festival Latino-Americano de Curta-Metragem de Canoa Quebrada – CURTA CANOA, segunda-feira (20) contará com sete vídeos e quatro filmes na Mostra Competitiva. A programação acontece no Polo de Lazer de Canoa Quebrada a partir das 19h, com Cine Jornal, seguido da Mostra Competitiva, às 19h30.

SEGUNDA-FEIRA (20)

Nesta segunda-feira, serão exibidos os seguintes VÍDEOS: Camila e o Espelho (BA), de Amadeu Alban; Os Anjos do Meio da Praça (SP), de Ale Camargo e Camila Carrossine; Matando a Fome (CE), de Franciolli Luciano; Olhar de João (GO), de Mariley Carneiro; Leônia – Uma Cidade Invisível (SP), de Márcia Correa, Mercedes Guarnier e Rodrigo Campos; 7:30 (RJ), de Bruno Laet; e O DJ do Agreste (AL), de Regina Célia Barbosa.

Na categoria FILMES serão exibidos: Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos (PE), de Camilo Cavalcante; Pão com Mortadela (SP), de Marcos Mello e Georgina de Castro; O Filme mais Violento do Mundo (MG), de Gilberto Scarpa; e Quando a Chuva Chegar (PA), de Jorane Castro.

TERÇA-FEIRA (21)

Na Mostra Competitiva de VÍDEOS serão exibidos na terça-feira, 21: Bucaneiro (RJ), de Juliana Milheiro; Cheirosa (MG), de Carlos Segundo; Todos São Francisco (CE), de Nany Oliveira; Garoto Barba (PR), de Christopher Faust; Inverno (RJ), de Mikael Santiago; Ao Meu Pai com Carinho (SP), de Fausto Noro; Reminiscências (PR), de Augusto Canani.

Na categoria FILMES: Quando as Cores Somem (SP), de Luciano Largares; Senhoras (DF), de Adriana Vasconcelos; O Som do Tempo (CE), de Petrus Cariry; Amigos Bizarros do Ricardinho (RS), de Augusto Canani.

O VI Festival Curta Canoa acontece até o sábado, dia 25 de setembro, com programação gratuita. Patrocinadores: BNB, COELCE e FAZAUTO. Apoio Cultural: CTAV - Centro Técnico Audiovisual, SEBRAE/CE, ISACC, Prefeitura Municipal de Aracati e Asdecq. Este projeto é apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
 www.coletivocamaradas.blogspot.com

Jornal Nacional ( 20.09.2010)


Marca de Barbalha (CE) é o investimento na saúde
A cidade tem quase 500 leitos em três grandes hospitais, abertos aos pacientes de todo o Nordeste. Mas só metade da população tem acesso à rede de esgoto.
imprimir

A equipe do JN no Ar chegou pela sétima vez a uma cidade do Nordeste. Veja um raio-x do estado em que fica o município de Barbalha.

Ceará: 8,5 milhões de habitantes. As festas típicas e as praias atraem 2,5 milhões de turistas por ano.

“Acho que foi a pessoa ver esse sol maravilhoso que a gente tem o ano todo praticamente", disse um morador.

A maior parte da riqueza do estado é gerada pelo setor de serviços. Apesar de ser a terceira maior economia do Nordeste, tem o segundo menor rendimento médio mensal do país: R$ 570.

Cerca de 70% dos moradores não têm rede de esgoto em casa e 23% não recebem abastecimento de água.

A mortalidade infantil atinge 24 crianças por mil nascidas vivas. Está acima da média nacional, que é de 19.

Na educação, tem o quinto maior índice de analfabetismo do país. O ceará tem 5,8 milhões eleitores.

O repórter Ernesto Paglia falou, ao vivo, do aeroporto regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, com apoio da TV Verdes Mares Cariri.

A região foi imortalizada pela música de Luiz Gonzaga, tornada famosa por ele, que falava do sertão do Cariri. Hoje em dia, modernamente, o nome é Região Metropolitana do Cariri, que reúne mais de 500 mil moradores no sul do Ceará. Faz parte dessa região a cidade de Barbalha, com pouco mais de 50 mil habitantes, é uma cidade muito interessante que tem uma marca que é o investimento na medicina.

A sorte foi tirada no Fantástico e a equipe disparou para Barbalha. Ao lado de Juazeiro do Norte e do Crato, Barbalha faz parte da Região Metropolitana do Cariri.

A maior parte do interior do Ceará enfrenta a seca. Mas este pedaço de terra, aos pés da chapada do Araripe, tem muita água no subsolo. Ela brota em fontes usadas por banhistas, é vendida por três engarrafadoras e rega imensos canaviais, que poucos engenhos transformam na macia rapadura batida, a preferida dos romeiros.

“Pessoal vem rezar no Juazeiro, mas quer comer rapadura”, brinca um morador.

Barbalha tem fábrica de vagões, que emprega 300 funcionários. Outro tanto trabalha na fábrica de cimento.

Só metade da população tem acesso à rede de esgoto. “Precisa de alguém que ajeite os esgotos e tem muito mosquito”, reclamou uma moradora.

“O saneamento básico é sempre muito limitado no interior e muito difícil de ser feito, sobretudo, porque é enterrado, não deixa chamariz para foto”, destacou o médico Napoleão Tavares.

Mas é o médico de 80 anos, em plena atividade, quem descreve a grande vocação de Barbalha: “É uma cidade que vive em função da sua medicina. Barbalha sempre foi uma cidade que pensou comunitariamente, pensou pelo povo”, lembrou ele.

Hoje, a cidade tem quase 500 leitos em três grandes hospitais, abertos aos pacientes de todo o Nordeste.

Um deles é referência em neurocirurgia. Outro, em cardiologia. O centro renal já fez 190 transplantes. Um outro é uma Santa Casa. Cerca de 70% dos atendimentos acontecem pelo SUS. Tem o único banco de leite materno do interior do estado.

“Estou aqui porque minha filha ficou doentinha, com infecção urinária, mas já está excelente. O atendimento foi excelente. Está de parabéns”, disse a cabeleireira
Cláudia da Silva.

O hospital é referência no tratamento do câncer e tem um dos dois aceleradores nucleares do interior cearense. As três UTIs, o pronto socorro, lembram hospitais caros do Sudeste. Tudo com o dinheiro curto do SUS. Como é possível?

“Tudo que esse hospital rende é investido aqui em favor dos menos favorecidos”, explicou o responsável técnico da UTI, Meton Soares de Alencar.

As irmãs beneditinas de uma ordem fundada na Alemanha estão em Barbalha há 60 anos. A mais antiga delas, Irmã Edeltraut Lerch, criou o hospital. Até hoje, as religiosas dirigem a instituição.

“A cidade de Barbalha foi escolhida para ser a sede do hospital porque é o meio entre Recife e Fortaleza”, disse ela.

Mas será preciso fazer milagre para um hospital funcionar bem com dinheiro público?

“Também os leigos podem fazer, contanto que se dediquem, que empregue todo seu esforço, tudo que recebe, coloque fielmente a serviço do pobre”, afirmou a diretora do Hospital, Irmã Rosamaria de Lira.

Quiche de cebola




* Ingredientes
* Massa:
* 1 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
* 1/2 xícara (chá) de água
* 80 g de margarina
* 01 colher (café) de sal
* 1/2 colher (café) de fermento

* Recheio:
* 1/2 kg de cebolas cortadas bem finas
* 60 g de margarina
* 50 g de queijo ralado
* 100 g de creme de leite light
* 2 ovos levemente batidos
* 1 colher (chá) de sal
* 1 xícara (café) de leite quente


* Modo de Preparo

1. Misture a farinha com o sal e o fermento
2. Junte a margarina e a água
3. Trabalhe com os dedos até obter uma massa homogênea
4. Deixe descansar por 30 minutos

1. Derreta a margarina, junte a cebola e refogue até que fique transparente
2. Deixe esfriar
3. Em outro recipiente, misture o creme de leite, os ovos, o leite e acrescente as cebolas refogadas já frias
4. Abra a massa, coloque nas formas e faça furos com um garfo
5. Coloque o recheio
6. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos

info@tudogostoso.com.br.

A poesia de Hilda Hilst

Dez chamamentos ao amigo


Se te pareço noturna e imperfeita
Olha-me de novo. Porque esta noite
Olhei-me a mim, como se tu me olhasses.
E era como se a água
Desejasse

Escapar de sua casa que é o rio
E deslizando apenas, nem tocar a margem.

Te olhei. E há tanto tempo
Entendo que sou terra. Há tanto tempo
Espero
Que o teu corpo de água mais fraterno
Se estenda sobre o meu. Pastor e nauta

Olha-me de novo. Com menos altivez.
E mais atento.
Dentre os nossos colaboradores, sentimos falta de todos , notadamente daqueles que se afastaram, ou silenciam !
Com eles, as nossas saudades !


* Vera Barbosa
* Nicodemos
* Cauê Alencar
* João Marni
* Cláudio Teixeira
* Joaquim Pinheiro
* Ângela Lôbo
* Carlos Rafael
* Armando Rafael
* Kaika Luiz
* Dimas de Castro e Silva Neto
* Chagas
* Pachelly Jamacaru
* edcor
* lupeu lacerda
* Roberto Jamacaru
* Corujinha Baiana
* Ismenia Maia
* Manoel Severo
* Marcos Vinícius Leonel
* Miguel Lima
* Jayro F. Starkey
* Marcelo Mourão
* rogerio silva
* A. Morais
* Sempresoll
* Assis Lima
* Nilo Sergio Monteiro
* Poesia da Luz
* Geraldo Junior
* rosa guerrera
* Tete Barreto Peretti
* Bloguinho do Telecentrinho
* Indiazinha Cariri
* Bernardo Melgaco
* Tiago Araripe
* Phelipe Bezerra Braga
* Marcos Barreto de Melo
* Zélia Moreira
* Maria Amélia Castro

Dia da árvore


No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore, e a escolha da data originou-se em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, a partir de 1965.

Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida, abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.

Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.

Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.

As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.

Em face da vida moderna e do aumento da população mundial, às necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.

O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.

O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Por Socorro Moreira



veículo do  pensamento 
qualquer  sentimento
me faz chegar  lá

entro em sintonia
sinto  frio
me aconchego na palavra
que cala e consente


incontido pensamento
alimenta delírio
faz acontecer
na força da fé

amor-pensamento,
procuro o "vazio",
preenchido por ti !


CORAÇÃO-PENSAMENTO - POR CAETANO VELOSO

Um baguinho de jaca
Um jeguinho que empaca
Um casal de mosquitos no ar
E o coração den'de' mim
Quer parar, disparar
Coisa louca é gostar!
O pensamento não quebra na praia da boca
Não posso falar
E o mar...
Ai, o mar...

Uma nuvem rosada
Uma palma suada
Uma planta molhada de pé
É o coração que diz sim
Diz que não, diz assim
Num clarão de luar
E o pensamento não diz
Sou feliz, infeliz
Onde é que isso vai dar?
No mar...
Ai, o mar...

Uma música doce no céu
Travo de féu na minha voz
Canta tudo de você que eu
Cubro com véu prendo com nós

Minha coisa querida
Meu bem, minha vida
Meu sonho, meu raio de sol
Desde o dia em que te vi
Bem-te-vi, bem-te-vi
Que só faço sonhar
Meu coração-pensamento
Não dá mais aqui
Não encontra lugar
E o mar...
Nem no mar