Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PARABÉNS, LUÍ - Por Daniel Boris

 .
Filhona

Para nós pais, nossos filhos nunca crescem
Apenas nós envelhecemos
Sabemos, anos após anos
Que vocês (nossos filhos)
O que mais gostam
O que os fazem sorrir
Conhecemos seus corpos pintinha por pintinha
Seus mimos
Seus sabores de guloseimas
Sabemos dar carinhos, afagos na hora certa
Sabemos dar conselhos
Mesmo sabendo que está entrando em uma orelha
 e saindo na outra
Mas que no futuro, vai lhe servir
A vida é assim mesmo
Criamos nossos filhos como se nunca fossem partir
Mas eles como nós somos feitos para o Mundo
Hoje filha nesses seus 18 anos
Não posso estar juntinho de ti
Isso dói muito no meu coração
Tem coisas nas nossas vidas
Que não sabemos explicar
Mesmo assim agradecemos a Deus
Por que há de ter algum motivo especial
Mais saiba filha, por mais longe que esteja
Você sempre estará bem guardada no meu coração
Porque você é o meu melhor de mim
Perdoa teu velho pai pela minha ausência
Que meu amor por você e minha Neta
Cubra-lhe de carinho, afeto
Te escrevo isso com lágrimas nos olhos
Com muitas saudades e amor
Feliz Aniversário meu amor
Te amo,te amo te amo
Como dizia teu avô, um grande beijo do teu pai tolo.


Daniel Boris

O MENINO AZUL




O MENINO AZUL

A mulher saiu do esgoto,
olhou para a multidão
e gritou a sua loucura:
– Eu quero o menino azul!

A mulher olhou os homens
como quem olha um espelho,
e gritou a sua angústia:
– Eu quero o menino azul!

A mulher sumiu-se no ar,
no meio da multidão.
Resta o seu grito de pedra:
– Eu quero o menino azul!

– Onde está o menino azul?



Histórias de vida, um livro - Emerson Monteiro

Com este subtítulo e o título de O voo do zabelê, às 19h30 desta terça-feira, 19 de abril de 2011, o advogado José Vanderlei Landim trará ao público leitor caririense o seu primeiro livro, isto nas dependências do Rotaty Club, no Parque Grangeiro, em Crato.
Obra de cunho etnográfico e memorialista, reúne vivências do escritor durante uma trajetória rica de ocasiões dignas e saborosas, através de estilo espontâneo e correto. Em textos claros, mosaicos de estudos, viagens, rotinas profissionais, amizades adquiridas pelo mundo, lugares, travessuras, instantes familiares, esse autor contextualiza páginas que o Pe. Raimundo Elias Filho avalia qual um legado que fica não somente para os seus filhos e netos, mas, igualmente, à disposição de todo e qualquer ser humano de boa vontade, capaz de aprender com outro ser humano.
A força da escrita sempre condicionará as melhores tradições pessoais nas mãos dos que nutrem essa verve de proporção infinita da literatura. Cantar os valores eternos da vida, os dotes do aprendizado, as riquezas do inesperado e das conquistas individuais, pela mágica das palavras a formularem sentidos e montar circunstâncias na transmissão dos conceitos e pensamentos naturais dos indivíduos.
Vanderlei Landim resolveu, pois, partilhar sua herança intelectual no tanto que arrecadou das tantas estradas percorridas, e trabalhou, no livro, os painéis interioranos e heróicos de um sertanejo a braços com a civilização urbano-industrial, indo longe nas suas disposições. Saído de Brejo Santo, Ceará, ligado às histórias do interior desconhecido, estendeu redes às plagas europeias, de onde colheu jóias que transportou ao belo trabalho gráfico editado pela Diz Editoração e confeccionado pelas oficinas da Expressão Gráfica, da Capital cearense.
Landim esquadrinhou planos diversos até consolidar o saber que ora repassa aos seus contemporâneos. Estudou em Triunfo, Pernambuco, com frades franciscanos; depois no Seminário Santo Antônio, Ipuarana, Campina Grande, na Paraíba; e em Fortaleza, até se bacharelar em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em que fez ainda curso de Desenvolvimento Econômico. Seguiu à Europa, e na França estudou na Escola Prática de Altos Estudos, Sorbonne, Universidade de Paris. Além de outras funções, foi professor do curso de Direito da Universidade Regional do Cariri e Juiz Federal do Trabalho, em Sergipe.
José Vanderlei Landim repassará o produto da venda deste seu trabalho literário à Sociedade Lírica do Belmonte, SOLIBEL, instituição criada pelo Pe. Ágio Augusto Moreira para propagar a boa música entre os habitantes do sopé da Serra do Araripe, no município cratense.
Todos os apreciadores da arte e da cultura acham-se, pois, convidados a esta solenidade, quando ocorrerá a noite de autógrafo de O voo do zabelê.

Lançamento do livro de José Vanderley Landim será neste dia 19/04 no Rotary Club de Crato

José Vanderley Landim, sócio representativo do Rotary Club de Crato, lançará, neste dia 19 de Abril, as 19:30 horas, na sede daquele clube, situado no Parque Grangeiro, o seu livro de memórias O Voo do Zabelê.

Landim disse que o livro surgiu de pedidos feitos pelos seus netos e inicialmente sua ideia era editar um livro com tiragem doméstica, visando atender estes apelos. Mas, ao submeter o manuscrito ao seu amigo e orientador espiritual Padre Elias, este o incentivou a divulgá-lo também a um público maior.

No livro, que Landim define como "histórias de vida", consta lembranças da infância alegre vivida no seu Brejo Santo até causos que se passaram quando o autor exerceu o cargo de juiz federal do Trabalho.

A renda da venda dos livros será destinada à Sociedade Lírica do Belmonte, a conhecida Orquestra do Padre Ágio, do qual Landim é um dos benfeitores.

"Amor e Revolução" - José Nilton Mariano Saraiva

Fecha-se o cerco. Abrem-se as cortinas. Começa o espetáculo. De forma lenta, gradual e segura (parodiando um nauseabundo ex-general, já falecido), aos poucos as coisas vão mudando na programação televisiva brasileira. Agora, por exemplo, em contraponto aos melosos e comumente imorais folhetins globais, veiculados no horário nobre, se acha em exibição no SBT, já há cerca de duas semanas, a corajosa e esclarecedora novela “Amor e Revolução”, abordando de forma bem objetiva e contundente os tempos duros, difíceis e sombrios da “redentora” (Ditadura Militar, no período 1964-1985, no Brasil).
Baseada em fatos reais (e os historiadores estão aí mesmo para confirmá-los), trata-se, sem favor nenhum, do retrato emblemático daquela longa noite de horrores da história brasileira (povoada de fatos degradantes e abomináveis), quando milhares de jovens idealistas (homens e mulheres) foram exaustivamente perseguidos, torturados e, posteriormente, sumariamente eliminados (e suas famílias destroçadas), sob o pretexto de atuarem como emissários responsáveis por implantar o regime “comunista/socialista” por essas bandas.
Apesar de exibida em horário um tanto quanto inconveniente (22:30 horas), vale a pena conferir a produção do SBT, a fim de se constatar a inaceitável hediondez e bestial “desumanidade” da tortura (cavalo-de-pau, afogamento, choque elétrico, sufocamento, abuso sexual e por aí vai).
Que a novela do canal do Sílvio Santos está incomodando muita gente, disso não tenham quaisquer resquício de dúvidas. Tanto é verdade que alguns saudosistas “generais-de-pijama” já acionaram recorrentemente os Tribunais Judiciários visando sustar sua veiculação.
Como, entretanto, os tempos definitivamente são outros, vamos esperar que não haja solução de continuidade, a fim de que todos possam – principalmente a jovem geração “shopping center” – pesar e aquilatar o caro preço pago para que hoje possamos nos manifestar democraticamente (e que culminou com a outrora impensável eleição de um “trabalhador” para a Presidência da República, posteriormente sucedido por uma mulher, fato nunca dantes experimentado neste país continental).
Convém ainda não esquecer, que também se acha em curso (estimulada, sim, pelo atual governo), a instalação da “Comissão da Verdade” e uma possível revisão da Lei da Anistia (claramente beneficiária dos torturadores), contemplando aquele negro período. Como o SBT (canal 12) se acha a apenas um simplório click da Globo, que tal mudar sua frequência ??? Vá lá, experimente. Você só tem a ganhar.

QUINTA DA PAIXÃO - no Pink Floyd Bar



Na Semana Santa vamos viver a paixão de uma forma diferente. Com a alegria
da música e do encontro. Com a alegria de podermos viver esse momento
na sua plenitude. Essa é a proposta que a produtora Sertão Pop criou, em
parceria com o Pink Floyd Bar, para unir as pessoas em um evento também
de união da região do Cariri através da música, com profissionais das
cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha. O evento terá a participação
especial das bandas: Suzane & Lucas (POP-ROCK de Barbalha), Banda
Hollywood (toca sucessos das propagandas dos cigarros Hollywood) e a
Nightlife (ROCK-POP, anos 79, 80 e 90).