Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 23 de agosto de 2011

PALETA DE PINTURA - Por Edilma Rocha

A luz do sol é branca e dela derivam todas as cores. Quando atravessa um prisma de cristal, essa luz se divide nas sete cores do arco-iris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, ìndigo e violeta, Três destas : vermelho, amarelo e azul, são chamadas primárias, porque é possível mistura-las para obter outras, em vários graus de intensidade. Por isso também as outras cores são chamadas de secundárias.
Há variações, porém, como o verde-esmeralda, que por sua intensidade não podem resultar da simples mistura das cores primárias como preto e o branco. Eis onze delas, que são encontradas prontas no mercado e proporcionam maiores recursos a quem quer pintar.
Branco-titânio
O branco-titânio não é tóxico, sendo por isso, preferível a outros tios de branco que contêm chumbo.
Amarelo-ocre
Das cores terrosas, esta é das mais versáteis.Quando voce quiser um amarelo discreto e ao mesmo tempo quente, o marelo-ocre é exelente. Pode ser misturado com diferentes tipos de azul, produzindo verdes bem suaves. O preto acrescentado ao ocre produzirá um verde oliva.
Amarelo- limão é um amarelo frio, muito semelhante ao amarelo-cádimo claro. Esta não é uma cor com muito poder de cobertura.
Vermelho-cádimo. Este é um ótimo vermelho, quente e que merece lugar em sua paleta. Não tem alto poder do carmim-alizarim, mas é bastante intenso. Muitos artistas acham esta cor a mais versátil de todos os vermelhos. Além disso, é uma boa alternativa de preço ao igualmente brilhante vermelhão.
Carmim-alizarim. Profundo e brilhante, este vermelho tem uma nuança malva fria. É uma tinta que leva mais tempo para secar e um poderoso corante. Ao mistura-lo com outras cores é preciso cuidado especial. Mistura bem com violetas, lilases e rosas e serve para escurecer outros tons de vermelho.
Azul-ultramar. Puro, o azul-ultramar é uma cor muito escura, tem bom poder tonal e mistura-se perfeitamente com outras cores.
Cobalto. É um azul mais suave e sutil que o ultramar, mas com poder de escurecimento mais limitado. Bom para pintar céus e para toques frios em tons de carne.
Verde-esmeralda (viridian). É o verde mais versátil. Se voce for começar comprando apenas um verde, opte por este. Quando puro, não parece um verde muito atural, mas é ótimo para misturas.
Negro-de-marfim. É um preto forte e profundo, que pode ser usado para escurecer outras cores, se bem que esta não é necessáriamente a melhor forma de escurecimento. As vezes obtêm-se melhores resultados com misturas de outros matizes escuros. Ainda assim, é bom para escurecer marrons como o siena e o terra-de-sombra. Pode ser adicionado ao amarelo para produzir verdes interessantes.
Terra-sombra natural. Exelente para esboços na pintura a óleo, produz também variações de tom. É mais frio que o terra-de-sombra queimado e tende ao verde. Misturado ao branco, produz um verde acizentado.
Terra-de-siena queimado. É uma cor necessária, mas não para ser usada sozinha, pois é crua e berrante. Nas misturas, porém, pode ser utilizada à vontade. Substituindo o vermelho, ou com ultramar e verde-esmeralda, forma cores ricas, profundas e escuras.
Por aqui finalizo a paleta de pintura, continuando neste assunto mais adiante.


PENSAMENTOS - Por Edilma Rocha


"Se alguma emoção nova está invadindo o seu coração, não a sufoque, cuide dela como se fosse uma plantinha, coloque-a à luz do sol e exponha toda a sua beleza. É hora de podar os pensamentos negativos"

Sugestão

Uma pequena sugestão à Secretaria de Cultura do Crato

Ilma Sra. Secretária de Cultura Danielle Esmeraldo

Por que não fazemos um censo de todos os artistas do Crato,
com seus endereços, telefones e áreas que atuam? Após isso
ser feito, por que não fazer uns livretos ou cartilhas para
serem distribuídas nos aeroportos, hotéis, eventos, turistas
e população em geral. Nós os «ARTISTAS» ficaríamos gratos
com o apoio.




Jacques Bloc Boris
Artista Plástico

PARABÉNS, ZÉ NILTON !






 Zé Nilton

Em que rosto escondes tua alegria neste dia de hoje?
Procurei por aí e encontrei expressões tuas em várias fotos  e com elas tentei definir como seria teu dia hoje...  cheio de festa?.

Vi sorrisos nessas fotos, dinamismo, amizades, expressividade,  trabalho. E eu que não te vejo há décadas, imagino que sejas tudo isso que enxerguei.

Para esse homem criativo, criador  e apreciador de música, o nosso abraço pela data festiva de aniversário.

Que Deus lhe traga muitas graças e muito sucesso em tuas empreitadas.

Abraço,

Claude Bloc
Pelo Cariricaturas


Cariri Cangaço 2011 em setembro no Cariri do Ceará

Vem aí o Cariri Cangaço 2011; em sua terceira edição; nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras, numa autentica festa da Região Metropolitana do Cariri.


Nesta próxima quinta-feira, aqui mesmo no Cariricaturas, a Programação Oficial Cariri Cangaço 2011.

Visite: www.cariricangaco.com
Manoel Severo

HOJE !!! - PROGRAMA INFLUÊNCIA DO JAZZ - Toda Terça-feira 14:00 - Rádio Educadora do Cariri



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAzV9MPKtq7E94IUSpCAGbAv9MFBcNHB_QPoaD-ZRx5Z2BZW0EdmP2sDxecyowgGB3btDq9fxjYNHUsZzu9MvO1aii6H1MxUu3eGoqgmciEY7RMtS_nvH5RTrA4sj8noY_nOczPHnMobSl/s1600/Influencia_do_Jazz480.jpg

No programa "Influência do Jazz" de hoje, abordamos o chamado Jazz Fusion, que é a fusão da harmonia jazzística e improvisação, com outros estilos musicais, como o Rock, Funk, Samba e até o Hip-Hop. O estilo começou com músicos de jazz que misturaram as formas e técnicas de jazz aos instrumentos elétricos do rock aliados à estrutura rítmica da música popular afro-americana, tais como o soul music e o rhythm and blues.

Os anos 70 foram o período mais produtivo para o estilo, embora o fusion tenha prosseguido com uma produção expressiva, sobretudo no final do século XX e início do século XXI, com reedições de álbuns clássicos de fusion e a gravação do estilo por artistas do jazz tradicional.

Os maiores nomes do Fusion estarão representados no programa de hoje, que está simplesmente imperdível. Personalidades como Miles Davis, Herbie Hancock, os Irmãos Michael e Randy Brecker, os grupos Tower of Power, Incognito, Lee Ritenour, Chick Corea Elektric band, o baterista Dave Weckl e muitos outros estarão no programa desta terça-feira.

Não perca! - Toda Terça-feira, às 14:00
Pela Rádio Educadora do Cariri, com transmissão simultanea e reprises pela Rádio Chapada do Araripe Internet.

www.radioeducadoradocariri.com
www.radiochapadadoararipe.com

Domingo com cheiro de café.

O Domingo prometia. Havia no ar um cheiro de café... Promessas antigas de um encontro.

As coisas foram se organizando e se encaixando de tal forma que, de repente, estávamos todos almoçando juntos. Creio que nessas horas o improviso arruma mais os acontecimentos do que quando tudo é programado demais...

No restaurante foi muita conversa, risadas, apetite... Caras e bocas para as fotos. Vicente Almeida soltou o verbo. Valdenia contou piadas e as histórias de certos jogos de baralho havidos há tempos atrás... Ei, Morais, trocando seu jogo pelo "morto", né?


O casal 20 não se atrasou muito. Dihelson esforçou-se. Ninha colaborou, insistiu, lembrou e tudo deu certo.


Esses dois ( Corália e Jacques) ficaram esperando pela passagem da tropa pela Zé Carvalho. Quase desistiram de ir , tanta era a fome que estavam.


As conversas fizeram valer o dia... Foram intermináveis e animadas. Muita gente por aí deve ter ficado com as orelhas quentes, mas só falamos de bem...


Ao sairmos do restaurante fomos todos à casa amarela. A intenção era tomar o cafezinho tão prometido. A mesa estava sendo posta e o  café estava cheirando pela casa. Dihelson registrou o processo.



O resto é alegria e muita prosa. Conversamos entre um café e outro até 19 h -(Vicente Almeida toma café adoçado com mel de abelha) . Tá bom ou quer mais?

Boa semana para todos.
Claude Bloc