Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 8 de março de 2015

Seminário Diocesano São José festeja 140 anos de criação – por Patrícia Silva

Sábado, 07 de março, foi dia de comemoração no Seminário Diocesano São José, em Crato, pois dentro dos festejos do seu padroeiro celebrou-se os 140 anos de sua criação, com uma programação que contou com o encontro dos ex-alunos, lançamento do livro “O casarão de 1875 no encontro de 2014”, do Professor João Teófilo Pierre, e a celebração da Santa Missa presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada pelo bispo da diocese de Salgueiro (PE), Dom Magnus Henrique Lopes, além de padres da Diocese de Crato.
O seminário diocesano foi criado pelo primeiro bispo do Ceará, Dom Luiz Antônio dos Santos, em 7 de março de 1985, antes mesmo da criação da diocese de Crato, que se deu em 20 de outubro de 1914, se tornando pioneiro do ensino superior no interior do estado, incentivando a educação e valorizando a cultura da região. “O seminário como instituição educacional e religiosa formou intelectualmente, mas também na fé, os fiéis desta região e de estados vizinhos. Sinto-me honrado em poder estar vivendo este momento junto a todos que contribuem com este celeiro de vocações”, afirmou o Reitor, Pe. Edson Batim.
A esquerda Dom Magnus Henrique Lopes, bispo da Diocese de Salgueiro, e a direita Dom Fernando Panico, bispo da Diocese de Crato. (Foto: Patrícia Silva)
Dom Fernando lembrou o compromisso de todos os que contribuíram e contribuem com a caminhada centenária do Seminário, ressaltando a necessidade de se deixar conduzir por Cristo, o bom Pastor. “A igreja se faz contemporânea de todos os modos e de todos os tempos. Os 140 anos é uma graça a ser olhada com enfoque do passado, mas uma graça para apreciarmos a importância do seminário no hoje, com olhar no futuro. Quantos momentos difíceis nestes anos já foram superados. Que possamos fazer com que a alegria do evangelho seja vivenciada nesta casa de oração”, afirmou.
Em 1877, 1914 e na década de 70 o seminário São José foi fechado por motivos como problema de saúde pública, falta de alunos e escassez de recursos, porém hoje com um cenário estabilizado ele possui os cursos de filosofia e teologia que acolhe não só seminaristas da diocese de Crato, mas também de outras dioceses como Cajazeiras, Iguatu e Petrolina.
 Pe. José Vicente Pinto fazendo a leitura da bênção apostólica enviada pelo Papa Francisco. (Foto: Árysson Magalhães)
A comunidade residente no casarão atualmente é composta por 72 habitantes: 6 formadores e 66 seminaristas sendo 44 da diocese de Crato, 11 da diocese de Iguatu, 8 da diocese de Cajazeiras e 3 da diocese de Petrolina.
O papa Francisco enviou sua bênção apostólica ao Pe. Edson Batim e a todos os seminaristas, que foi lida no final da celebração pelo Pe. José Vicente Pinto.
Encontro dos ex- seminaristas
De dois em dois anos acontece o encontro com os ex- alunos do Seminário Diocesano São José, que tem como objetivo propor um reencontro com aqueles que passaram algum tempo pela formação no casarão mas não chegaram a se ordenar, reanimando a caminhada iniciada no seminário e demostrando o que aprenderam nos anos de estudos, dentro da realidade de cada um.
Neste ano foi eleito o estatuto e a nova diretoria da Associação dos Ex-Alunos do Seminário que terá como presidente o Monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo.
 Encontro dos ex-seminaristas do Seminário Diocesano São José e lançamento do livro do professor Pierre. (Foto: Árysson Magalhães)
Segundo Monsenhor Bosco a diretoria agora já começa a planejar o encontro de 2017, que terá como incentivo os 200 anos do nascimento de dom Luis Antônio dos Santos, fundador do seminário.
O livro
Falando sobre a história centenária do Seminário São José o professor João Teófilo Pierre, lançou o livro “O casarão de 1875 no encontro de 2014”, que descreve a realidade do seminário desde sua criação, enquanto ainda existia em forma de tenda, por falta de recursos para sua ereção, até a atualidade.
O professor é ex-seminarista e escreve, através de sua experiência, um relato minucioso da história apresentando as figuras importantes da caminhada centenária, mostrando a contribuição dos formadores e dos bispos. “Este livro com certeza é uma riqueza, grande relíquia para nossa história e para toda cultura do Cariri”, afirmou o Pe. Acúrcio Barros, vice- reitor do seminário.